8 dicas de como passear com seu cão

Enviado por  Suporte RMC Brothers em  11 de Junho de 2013

1. Você deve usar uma coleira desta mais comum de couro ou nylon. Não recomendamos enforcadores nem aquelas coleiras com os pinos que apertam o comportamento de puxar e só provocam dor no animal. Também não recomendo coleiras peitorais. Elas incentivam mais ainda a puxar, por exercer a pressão sobre o peito do cachorro. É assim que cães que puxam cargas ou trenós são amarrados. 
 
2. Antes de sair para passear com seu cachorro, brinque com ele no quintal ou dentro de casa mesmo. Jogue uma bolinha de tênis para ele ir buscar para você, ou qualquer outra atividade física intensa. Assim você dá uma canseira nele e quando vocês forem sair ele vai estar um pouco menos agitado. Dependendo da agitação do seu cachorro, você deve dar uma canseira de até uns 30 minutos nele. Tente fazer deste momento, um momento de se divertir com ele, de fazer uma boa farra e fortalecer a amizade entre vocês. 
 
3. Um erro que cometemos com muita freqüência é deixar o cachorro super excitado na hora que ele vê a coleira. Muita gente começa a dizer “Vamos passear, Chico. Vamos, vamos, vamos passear” excitando o cachorro e ele fica super excitado pulando para todo lado e só vai ficar mais difícil de contê-lo quando você estiver na rua. Então vamos tentar fazer essa hora de sair um momento tranqüilo, você coloca a coleira e a guia no seu cachorro dentro de casa ou no seu quintal e deixe ele solto um pouco com a coleira, por exemplo enquanto vocês ainda estão brincando de bolinha. Assim ele se acostuma a ficar com a guia em casa e não vai ficar super excitado toda vez que você mostrar a guia para ele. 
 
4. Ofereça uma água a ele antes de sair e, se possível, também durante o passeio. 
 
5. Procure um lugar sem muitas distrações para este exercício. Se a sua rua for muito movimentada, com pessoas e outros cachorros passando vai ser mais difícil para ele se concentrar. Neste caso leve ele de carro a algum lugar mais tranqüilo para estas primeiras aulas. Vai ser muito mais fácil desta maneira. 
 
6. O exercício é muito simples. O seu objetivo é que seu cachorro passeie ao seu lado, acompanhando você sem puxar a coleira. Ou seja, a coleira deve estar frouxa o tempo todo e não esticada pois ele está puxando. Escolha um lado e saia passeando, digamos para a direita. Assim que ele começar a puxar, você dá meia volta e muda de direção, indo para a esquerda. Agora ele está atrás de você, ajuste seu passo para que vocês dois caminhem lado a lado. Provavelmente ele vai começar a puxar de novo. Você vira-se de novo e volta a andar para a direita. E assim por diante. 
 
7. Enquanto ele estiver andando ao seu lado sem puxar a coleira (com a coleira frouxa), elogie-o e dê-lhe algum petisco. Continue caminhando e elogiando enquanto ele não puxar. 
 
8. Você está mostrando ao seu cão que puxar não vai levá-lo aonde ele quer. Toda vez que ele puxa querendo ir para a direita, você vira para a esquerda e vice-versa. Com o tempo ele vai aprender que caminhar ao seu lado sem puxar é o que vai fazer todos felizes. 
 
7 Comentário(s)
  • 14 de Outubro de 2013

    Gostei, me tirou algumas dúvidas. Tenho um Pastor Belga Malinois e ele no começo fica com pressa, mais não é nada que eu não dê conta! Ele é bem obidiente. Só uma dúvida... Quanto tempo passer por dia com ele? Tenho um cofap tambem e com o cofap? Grata!

  • 26 de Setembro de 2013

    Bom dia.
    Tenho uma pitbull de 3 messes, acho que meu erro foi sempre solta-la sem coleira. Desde pequena, acostumei ela andar no quintal, na rua e ate na praça sem coleira. Agora esta sendo um alvoroço sair com ela, alem de puxar a guia, ela chora, uiva, pula, morde... enfiiim me deixa sem saber oque fazer. Ela ama passear!
    Tenho tambem uma vira-lata, e minha pitbull quer fazer tudo oque a outra faz, as vezes quer mandar nela tambem nao sei se isso e normal.
    Obrigada pela atençao.

  • 11 de Setembro de 2013

    Tenho uma golden de 9 meses e estou tendo dificuldades para passear com ela, pois puxa demais no começo por conta da energia. Essa dica de cansa-la antes é boa, mas como poderia fazer, já que eu moro num apto de 90m2? Antes quando ela era menor, eu brincava na garagem do prédio com o lazer, mas agora ela quer vasculhar a area e achei perigoso, então parei.

  • 13 de Agosto de 2013

    Olá Paulo, como vai?

    Então, primeiramente, não recomendamos que um cão fique com a coleira no pescoço durante todo o dia (e sem supervisão). Existem riscos eminentes de enforcamento.

    O que nós recomendamos é que a coleira deva ser associada com uma sensação boa. Hora da comida, é uma delas. Hora do carinho ou de poder entrar em casa são outras.

    Tente desta forma.

    Caso não consiga, recomendo procurar um especialista.

    Obrigado por escrever!

  • 13 de Agosto de 2013

    Olá tenho uma Golden retriever de 3 meses todo dia quando acordo eu já deixo ela de coleira só retiro quando chega a noite para ela dormir, porem mesmo depois de ter feitos esses passos acima. Quando pego a guia que ela já esta com ela a algum tempo ela para, não anda e nem se mexe, dai entao quando solto a guia ela volta a andar normalmente arrastando a guia pra ir onde ela for como se nada tivesse em seu pescoço

  • 30 de Julho de 2013

    Paula, coloque a coleira nela e não saia para passear. Deixe ela cerca de 20 minutos, e retire. Sem mudar o seu comportamento, sem dizer a palavra passear nem nada. Simplesmente, coloque e tire várias vezes por dia, e no momento que for passear, tente não fazer nenhum tipo de alarde. Simplesmente, ignorando-a, pegue a coleira (que já estará com ela), abra a porta e saia pra passear. Isso, depois de 20 minutos de ter colocado a coleira nela. Boa sorte!!

  • 30 de Julho de 2013

    3. Ñ funciona com minha cadela, é só falar passear que ela já quer ir e até perde a respiração. E tb nós moramos em apartamento.

Deixe um Comentário

Busca

Encontre nos posts

Categorias

Filtre as postagens

Histórico

Selecione abaixo

Facebook

Curta a nossa página

Twitter

Siga @akitabrasil


MicroshipFarmina
#Siga-nos
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • Pinterest

Rodovia Dom Pedro I - Igaratá - São Paulo - Brasil
Fones: +55 (11) 98535-4150 (TIM) / (11) 99520-5131 (VIVO) / Nextel ID: 117*30728
contato@akitainubrasil.com.br