O Akita / Contras do Akita

Será que o akita, é mesmo a melhor raça para você ? Listamos aqui alguns motivos para você não ter um akita!

Você está procurando por um cachorro que fique exclusivamente do lado de fora da casa.

O que faz um Akita ser um cão diferenciado é o seu sexto sentido. Como dizemos, o Akita rastreia a alma do dono, e por isso é importante ele ter um contato próximo com a família. Não ter contato ou ter contato super restrito com seus donos pode esfriar um pouco a relação de cumplicidade e fidelidade.

Você pode tirar dois ou três momentos com o seu cão por dia. O período que esse momento vai durar você decide. Aproveito os momentos de cuidados básicos (alimentação, escovação, passeio), para dar um afago bem gostoso e fortificar a amizade. Aquele momento de assistir TV na sala é excelente para manter o Akita deitado ao seu lado.
 

Você não gosta de cães peludos

Akitas soltam pêlos - pouco ao longo do ano, mas ainda assim, duas vezes anualmente fazem uma "troca geral"!
Se você tem problemas em aceitar que parte dos pêlos do Akita será também parte da sua dieta de fibras ou fará parte da decoração da sua roupa preta esta não é a raça certa para você!
 
Os pêlos, sem duvida, são o maior “problema” em ter um Akita. Porém, com um manejo correto, é possível diminuir consideravelmente a queda indesejável. Como o Akita não é um cão que necessite de banho com freqüência, o ideal, é que se leve o cão ao pet shop apenas para “sopra-lo” (soprador é um aparelho utilizado nos pet shops para auxiliar na secagem dos cães.

Assemelha-se com um aspirador de pó, sendo que sopra, ao invés de aspirar o ar, numa potência maior). Assim a sujeira e os pêlos soltos, são retirados do corpo do cão mecanicamente, além de massagear a pele, ativando a circulação sanguínea.

Por não necessitar de banhos, cremes, cortes de pêlo, etc. a manutenção de um Akita não é tão cara, quanto a manutenção de outros cães de pelagem e tamanho parecidos.
 

Você não tem pulso firme

O Akita requer uma educação firme. Apesar da sua cara de urso, e de ser muito fofo, o Akita é um cão gladiador que tem um temperamento forte. Para ter um Akita é necessário ter um senso de educação reforçado.
 
O Akita, não foi um cão desenvolvido para servir o homem. Como a maioria sabe, eles são cães primitivos e normalmente fazem o que tem vontade. Por isso, grande parte dos adestradores não sabe lidar com akitas, pois as respostas emitidas pelo Akita não são como as respostas emitidas por cães conhecidos como “cães de trabalho”.

Indicamos a técnica de adestramento desenvolvido pelo Alexandre Rossi (Dr. Pet), inclusive indicamos o livro Adestramento Inteligente – Com amor, humor e bom senso, como livro de cabeceira.
 

Você tem mania de limpeza

O Akita é um extremamente limpo e higiênico, porém, é um cachorro...  Como boa parte dos cachorros, todos soltam um pouco de pelo, fazem suas necessidades e etc. podem deixar vidros com marcas de focinho, etc.

O Akita, dentre os cães, é provavelmente uma das raças mais higiênicas que existe. Facilmente eles acostumam fazer suas necessidades em locais fixos e distantes da sua cama ou pratos de comida e água. Com um manejo correto, mesmo com uma maniazinha de limpeza, você pode ter, sem se arrepender, um Akita.
 

Você adora esportes radicais e quer que seu cão o acompanhe

Apesar dos Akitas gostarem de acompanhar seus donos em muitas atividades, o Akita, normalmente, não é um cão para esportes radicais. Ele pode sim, acompanhar o seu dono em caminhadas, leves corridas, e algumas outras atividades, mas esperar do Akita uma super atividade quando adulto, não é certo.
 
O certo, é acostumá-lo desde pequeno a caminhar e passear, aumentando de forma lenta e gradativa. Sempre se preocupe com as condições climáticas, e não deixe seu cão tomar muita água de uma só vez, logo depois dos exercícios.  
 

Você quer que tudo fique onde você deixou

Esperar isso de um Akita adulto, até tudo bem. Realmente os adultos são cães calmos e nada destruidores. Mas esperar isso de filhote, ai sim, é pedir demais. As “mãos” dos filhotes se concentram na boca, e tudo o que ele quiser pegar, será com ela. Se você não quer móveis roídos, chinelos comidos, etc. deve pensar bem antes de ter um Akita. Ou melhor... Antes de ter um cão.
 
O filhote de Akita, é um ser extremamente inteligente e tem muita energia. Caso você não proporcione atividades para que ele passe o tempo, ele vai por si só procurar o que fazer. Então, brinquedos inteligentes, outro filhote ou companhia, e sempre uma atividade diferente, fará com que seu filhote destrua menos a casa, e cresça mais feliz e inteligente.
 

Você gosta de fazer novas amizades

Seu novo membro da família, depois de adulto, não ira tolerar muitas intimidades com estranhos. O Akita é um cão equilibrado, não deve ser nem agressivo muito menos medroso. Ele deve aceitar a presença de estranhos, desde que mantenham o respeito.
 
Uma boa socialização desde filhote, é imprescindível para que seu cão seja equilibrado quando adulto. Lembre-se de expor o seu filhote em diversas situações diferentes, respeitando os limites do seu filhote, e cuidando sempre da sua saúde.
 

Você não quer um cachorro grande

Akitas devem crescer entre 59cm até 70cm de altura na cernelha (costas) e pesar entre 28 e 40 Kg. Isso é um cão e tanto!
Se você tem problemas com cães de grande porte precisará rever seus conceitos. O Akita, quando se apóia nas duas patas de trás, chega facilmente a 1,80m de altura. Também são cães pesados.
 
Porém, sabemos que os akitas são cães extremamente tranqüilos e cuidadosos quando adulto. Então, apesar de ter um tamanho avantajado, não é um cão desengonçado nem espalhafatoso.
 

Você quer um cão de guarda

Daqueles que latem bastante, e que ficam pulando e babando no portão da sua casa, mostrando que eles estão lá pra te proteger.
Esqueça... Este não é o perfil dos Akitas. Estes Samurais são cães estrategistas, inteligentes e precisos.

Um Akita, não se desgasta sem necessidade real. Ou seja, ele apenas toma alguma providencia, caso seja de uma necessidade real.  Uma das principais características da raça é o silencio... Então não acredite que ele fará estardalhaço a cada vez que alguém passar na sua porta.
 
Mas não é porque ele não late muito que ele é ineficiente na função. Ter um Akita em casa é sinônimo de proteção máxima 24 horas por dia. Portanto, se ouvir seu Akita latir, vá averiguar. Alguma coisa diferente do comum esta acontecendo.
 
Agora...se você não se intimidou com essas razões e ainda assim deseja ter em casa um leal akita...

parabéns!!! você  esta pronto para ter a maravilhosa experiência  de ter um akita!

Veja também

Filhotes Disponíveis


Nossas Filiais


Hotelaria para Akitas


Blog Yucatán Br

MicroshipFarmina
#Siga-nos
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • Pinterest

Rodovia Dom Pedro I - Igaratá - São Paulo - Brasil
Fones: +55 (11) 98535-4150 (TIM) / (11) 99520-5131 (VIVO) / Nextel ID: 117*30728
contato@akitainubrasil.com.br